Você conhece as espécies de uvas? E a diferença entre Vitis Labrusca e Vitis Vinífera ?

 In UVA, VITIS LABRUSCA, VITIS VINÍFERA

Que vinho é feito de uva todo mundo sabe ! Até aí, nenhuma novidade. Mas você sabia que as uvas são divididas em dois grupos, ou duas espécies? Conhece a diferença entre as espécies de uvas?

Em um grupo estão as uvas de mesa ou uvas americanas da espécie Vitis Labrusca e no outro, as uvas finas, ou Vitis Vinífera.

A Vitis Labrusca, videira nativa da América do Norte, produz frutos atraentes, fortes, resistentes e de cachos grandes. Com sabor agradável, são excelentes para o consumo in natura, e por isso levam o nome de uvas de mesa. Com elas, se produzem deliciosos sucos e geléias. Porém, os vinhos, secos ou suaves (mais doces), produzidos a partir dessas uvas (exceto na Europa onde a vinificação de uvas americanas é proibida), são conhecidos como vinho de mesa ou vinho colonial ou ainda vinho de garrafão. Menos complexos, com menor teor alcoólico, são mais apreciados pelos iniciantes na degustação de vinhos. Eles se diferenciam também pelo aroma e sabor foxado – terroso e adocicado, característico de suco de uva e associado pelos europeus a pêlo de raposa (fox em inglês) – que se deve ao composto aromático Antranilato de metila (um éster encontrado apenas nas uvas da espécies Vitis Lambrusca.

As videiras americanas exercem um papel importante nos vinhedos, no processo chamado de enxertia, técnica muito utilizada para fortalecer as videiras européias e garantir a produção de vinhos de boa qualidade (assunto para outro post, aguarde).

Já os vinhos de melhor qualidade, os vinhos finos são produzidos em todo o mundo com uvas finas, da espécie Vitis Vinífera. A maioria delas são de origem francesa e com diferentes características que aportam uma diversidade de estilos e sabores aos vinhos e outras bebidas fermentadas de uvas. As uvas finas se espalharam pelo mundo onde encontraram “terroirs” apropriados para se desenvolverem. Algumas até se adaptaram tão bem que viraram símbolos de determinadas regiões como a Carménère no Chile e a Malbec em Mendonza e na Argentina. As uvas Chardonnay e Cabernet Sauvignon são as uvas finas mais produzidas e mais utilizadas em todo mundo na produção de vinhos finos.

Gostou se saber um pouco sobre as Uvas? Acompanhe aqui nossos posts e saiba mais sobre o delicioso universo das uvas e dos vinhos.