Afinal, Rosé

 In GASTRONOMIA, VINHO

A cor é uma das principais diferenças entre os vinhos e o vinho rosé, é, certamente, o que gera mais curiosidade sobre como é produzido. Afinal, como se faz vinho rosé?

O vinho rosé pode ser produzido de 3 maneiras. A tonalidade rosada, intermediária entre os tintos e os brancos, pode resultar do tempo de prensagem ou do contato do mosto (suco da uva) com as cascas das uvas tintas durante a produção tradicional. Através do Método de Corte que mistura vinho tinto ao branco, muito produzido em países como a África do Sul e Estados Unidos. Ou ainda pelo Médodo de Cofermentação que combina a fermentação de uvas tintas e brancas em conjunto como acontece na Provence, região na França que é para muitos a maior referência em vinhos rosés (90% da produção). No Brasil, o vinho rosé vem ganhando espaço, inclusive na produção de espumantes.

O vinho rosé é produzido em todos os principais países produtores e com quase todos os tipos de uvas brancas e tintas, o vinho rosé apresenta diferentes tons rosados, dos mais fortes como morangos, passando por salmão, até a famosa cor de casca de cebola dos mais clarinhos. Muito frutado, o vinho rosé costuma apresentar acidez perceptível, corpo leve ou médio e varia bastante em doçura. Beber um bom vinho rosé exige alguns cuidados na sua escolha e no serviço. Em geral, os mais jovens são os melhores e ficam ainda mais agradáveis e refrescantes quando levemente gelados (entre 8 e 10º C).

Famoso pelo estilo delicado e elegante, sabor agradável e fresco, o vinho rosé é a imagem da sofisticação. Ideal para consumo descontraído em eventos, à mesa e mesmo a beira da piscina ou da praia.

Na gastronomia, o rosé merece destaque. Versátil é excelente para uso na coquetelaria e para acompanhar aperitivos e pratos em harmonizações diversas. Os mais escuros, como os do Novo Mundo, acompanham bem preparações menos aromáticas e mais rústicas. De forma geral vão bem com pratos leves como camarão, polvo e salmão, especialmente grelhados ou com pouco molho.

Clique aqui e conheça alguns vinhos e espumantes rosés de diversas nacionalidades que podem ser encontrados inclusive para compra on-line.

Start typing and press Enter to search