Quais os espumantes brasileiros premiados em 2019 ?

 In ESPUMANTE, GARIBALDI, SERRA GAÚCHA, UVA

A premiação do XI CONCURSO DO ESPUMANTE BRASILEIRO foi realizada no dia 18 de outubro, em Garibaldi, na Serra Gaúcha, dentro da programação da Fenachamp.

Promovido pela ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENOLOGIA, é o maior evento de rótulos nacionais e segue normas internacionais regidas pela Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) e pela União Internacional de Enólogos (UIOE).

A premiação é uma das vitrines mais importantes do espumante brasileiro tanto para o mercado nacional como para mostrar ao mundo a qualidade e diversidade do espumante brasileiro que já é reconhecido globalmente.

No Brasil, são produzidos 18milhões de litros de espumantes por ano conforme dados da Uvibra e a produção vem crescendo cerca de 10% a cada safra. A qualidade do espumante brasileiro é incontestável no mundo inteiro.

Considerada a maior edição já realizada, tanto em quantidade de rótulos como de vinícolas e estados participantes, o concurso recebeu a inscrição de 376 espumantes de 89 vinícolas de sete estados brasileiros que foram avaliados em degustações às cegas por um júri formado por 52 especialistas.

Foram avaliados espumantes naturais, provenientes de uvas vitis viníferas que estejam sendo comercializados normalmente pelas empresas nas categorias: espumantes de segunda fermentação (charmat e tradicional) e espumantes de primeira fermentação (moscatéis).

O resultado mostrou um desempenho recorde de pontuação. Todos os 125 espumantes premiados atingiram notas superiores a 88 pontos e os 14 espumantes que conquistaram a Grande Medalha de Ouro superaram os 92 pontos.

De forma inédita o concurso premiou todas as regiões participantes e comprovou a qualidade de cada um dos estados que estiveram representados mostrando que o Brasil dos espumantes é um continente de excelentes terroirs.

Foram concedidas 14 GRANDES MEDALHAS DE OURO e 111 MEDALHAS DE OURO para espumantes de 54 vinícolas, entre pequenas, médias e grandes empresas dos estados da Bahia, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Também foram entregues 6 PRÊMIOS DESTAQUE SABRE DE OURO numa distinção especial concedida a espumantes que se sobressaíram em suas categorias. O Sabre de Ouro foi entregue a seis espumantes, um em cada categoria numa forma de exaltar ainda mais a produção nacional.

 

PRÊMIO DESTAQUE SABRE DE OURO
Categoria Espumante Branco Charmat
Aurora Procedências Espumante Brut Chardonnay – Cooperativa Vinícola Aurora

Categoria Espumante Branco Tradicional
Franco Italiano Cuvee Espumante Extra Brut – Vinícola Franco Italiano

Categoria Espumante Rosé Charmat
Ponto Nero Cult Brut Rosé – Domno do Brasil Ind. e Com. de Bebidas

Categoria Espumante Rosé Tradicional
Cave Amadeu Espumante Brut Rosé – Vinícola Geisse

Categoria Espumante Moscatel
Courmayeur Espumante Moscatel Rosé – Courmayeur do Brasil Vinhos

Categoria Espumante Nature
Valmarino Espumante Nature Sur Lie 2015 – Estabelecimento Vinícola Valmarino

GRANDE MEDALHA DE OURO
Casa Valduga 130 Blanc de Blanc
Casa Valduga 130 Brut
Cave Amadeu Espumante Brut
Chandon Passion
Gazzaro Espumante Moscatel Rosé
Gran Legado Espumante Moscatel
Íride Miolo Espumante Nature 2009
Miolo Cuvée Tradition Espumante Brut Rosé
Miolo Millésime Espumante Brut 2015
Perini Método Tradicional Espumante Brut
Valmarino & Churchill Espumante Extra Brut 2015
Valmarino Espumante Brut Tradicional – IP Pinto Bandeira 2016
Valmarino Espumante Nature 2013
Zanotto Espumante Moscatel

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O RESULTADO COMPLETO DO XI CONCURSO DO ESPUMANTE BRASILEIRO