Sur Lie e Bâtonnage no vinho

 In ESPUMANTE, SERRA GAÚCHA, SUR LIE, VINHO

Já ouviu falar sobre Sur Lie e Bâtonnage no vinho ?

Ambas são técnicas utilizadas na produção de vinhos. E uma complementa o outra.

[Colocar Alt]Sur lie no francês significa “sobre as borras” e é uma técnica de amadurecimento muito utilizada na produção de espumantes e vinhos brancos e que também pode ser usada nos tintos. Na prática, trata-se de manter o vinho em contato com as borras finas (leveduras) após a fermentação. É justamente no fim da fermentação, quando as leveduras morrem e sofrem um processo chamado de autólise, como uma autodestruição espontânea é que são liberados diversos compostos (como proteínas) que, ao entrarem em contato com o vinho, aportam elegância, maciez, estrutura, complexidade aromática e cremosidade no caso dos vinhos brancos e espumantes.

No Sur lie podemos dizer que cada garrafa será única, exclusiva. Cada garrafa vai apresentar caraterísticas levemente diferentes de acordo com o tempo que permanecer em contato com as borras na garrafa. Representar também um produto mais “natural”, especialmente sem filtragem e no caso do espumante Nature ainda com dosagem inexpressivas [Colocar Alt]de açúcar.

Utilizadas em tanques ou barricas de carvalho, as borras naturalmente se depositam no fundo do recipiente e para manter o vinho em contato mais homogêneo com as leveduras entra em cena a bâtonnage. A ação de proporcionar movimento utilizada para agitar periodicamente os sedimento de leveduras.

A técnica bâtonnage, originária da Borgonha, consiste em mexer o fundo da barrica ou tanque com uma  vara, batôn em francês, para revolver as leveduras mortas depositadas no fundo.

Parece simples, mas a frequência da bâtonnage, assim como o tempo em que o vinho permanece em contato com as borras, que é determinada pelo enólogo, pode variar na composição de aro­mas e sabores a também na estrutura final da bebida, mas todos de grande qualidade e personalidade. Quanto mais tempo o vinho permanecer em contato com as borras, maior será o grau de complexidade do exemplar.Resultado de imagem para sur lie valmarino

Um excelente exemplo de Sur lie é o Espumante Nature Sur Lie Valmarino produzido no Terroir de Pinto Bandeira, na Serra Gaúcha, pelo enólogo Marco Antônio Salton que recebeu, recentemente, o Sabre de Ouro no XI Concurso do Espumante Brasileiro. A alta premiação é uma distinção especial no concurso, numa forma de exaltar ainda mais a produção nacional de espumantes que já é reconhecida internacionalmente.