O que é Perlage?

 In CHAMPAGNE, ESPUMANTE, FRISANTE

Com o crescimento do consumo de espumantes no Brasil, muito se fala sobre a qualidade da bebida e em especial dos exemplares nacionais que já são reconhecidos internacionalmente.

Neste sentido, o Perlage é uma referência importante para se escolher um bom espumante.

Mas afinal o que é Perlage? Como ele se forma na garrafa?

A palavra Perlage vem do francês e significa perle, ou pérola, e se refere às bolhas que caracterizam os famosos vinhos espumantes, champagnes e frisantes. É o responsável pela sensação de suavidade que sentimos na língua ao colocar a bebida na boca.

O Perlage pode ser formado naturalmente ou adicionado de maneira artificial. No caso dos espumantes e dos champagnes, as bolhas são formadas naturalmente (a partir do processo de fermentação), e nos frisantes, podem aparecer de forma natural ou com adição artificial de gás carbônico após a fermentação.

A garrafa fechada guarda o gás carbônico (dissolvido no vinho) que é “preso” pela pressão atmosférica dentro da mesma. Para conter a presão, a rolha precisa ser amarrada à garrafa pela gaiola  (ou muselet).

Ao soltarmos a gaiola e retirarmos a rolha para abrir a garrafa, a pressão interna diminui e se iguala à do ambiente, fazendo com que o gás se expanda. Formando assim as bolhas, que sobem em movimentos rápidos e formam uma espuma no vinho, o Perlage.

Como identificar a qualidade da bebida pelo Perlage?

Especialmente no caso dos espumantes e dos champagnes, o Perlage é um importante indicador que qualidade. Devemos observar o tamanho, quantidade e persistência das borbulhas.

Quanto menores, mais abundantes e persistentes for o Perlage, melhor será a bebida. Quanto menores e mais persistentes as bolhas, mais longa e agradável a sensação da bebida na boca. Diz-se que uma garrafa de um bom espumante pode revelar até 100 milhões de bolhinhas.

Jamais girar a taça servida de bebida com Perlage como se costuma fazer com os vinhos ligeiros pois esse movimento irá dissipar o Perlage perdendo muito do sabor e das característica do produto.

Uma dica importante para aproveitar o Perlage dos espumantes ao máximo é evitar decantar a bebida em recipiente liso e nunca gelar as taças. A limpeza das taças é outro fator importante pois resíduos como de gordura, água ou detergente podem comprometer a formação das tão desejadas e valiosas borbulhas. Prefira as taças de cristal mais fechadas (que possuem a superfície mais porosa que a do vidro) e sempre bem limpas e secas.

Tin Tin.

Start typing and press Enter to search