A elegância da Pinot Noir

 In Uncategorized

A Pinot Noir é considerada a mais elegantes das uvas e dos vinhos. Originária da França é muito tradicional na região da Borgonha, no sudeste da França, onde são produzidos vinhos bastante admirados em todo o mundo e conhecidos como Grands Crus. Na França ela também é cultivada região da Champagne e faz parte do “corte” (mistura com outras variedades) que irá resultar no champanhe.

Aqui no Brasil a uva também é muito utilizada para produção de espumantes seja no corte tradicional com a Chardonnay ou em varietais que se caracterizam pela elegância na cor, aroma e no sabor. Já no Chile, a uva vem sendo cultivada com ótimos resultados, em Casablanca, no Vale de Santo Antonio e no Vale do Limarí. A Pinot Noir também vem mostrando bons resultados na Alemanha, Califórnia, Nova Zelândia, Austrália, na Patagônia Argentina e na distante Bulgária.

Os vinhos Pinot Noir de forma geral são complexos com aromas intensos e que evoluem muito bem com o passar dos anos. Sua casca fina contribui para a criação de sabores delicados e uma coloração vermelha menos intensa, de tinto leve. Seus aromas mais comuns são amora, cereja, framboesa, especiarias, flores e ervas. Em idade mais avançada e passagem por madeira, também apresenta toques animais, de couro e de cogumelos secos.

Para quem procura informações mais detalhadas sobre os vinhos Pinot Noir anote aí: as melhores uvas Pinot Noir são resultado de uma baixa produtividade por hectare, quando as podas reduzem o número de cachos por parreira, acentuando o sabor, o que será transportado para o vinho.

Harmonizar o vinho Pinot Noir é muito fácil pois acompanha bem desde queijos de massa mole, pratos simples com vegetais, cogumelos, risotos, carne assada e até alguns peixes como atum e salmão até pratos da culinária francesa marcados por molhos de vinho e mostarda. Companhia perfeita num happy hour e em refeições prolongadas quando a companhia de um vinho tinto leve é ideal.

Start typing and press Enter to search