3 sugestões de vinhos e espumantes e 7 dicas de harmonizações para a Festa de Natal

 In Ceia de Natal, HARMONIZAÇÃO, Uncategorized

Tradicionalmente, a ceia natalina é farta e diversificada, tanto em pratos com em sabores  o que pode dificultar na escolha das bebidas para servir na festa de Natal.

Preparamos 3 sugestões de tipos de vinhos e espumantes e 7 dicas de harmonizações, combinando os pratos favoritos dos brasileiros com bebidas que vão ressaltar ainda os sabores e deixar sua festa ainda mais gostosa.

3 sugestões de tipos de vinhos e espumantes:

  1. Um bom espumante nacional é ideal para a recepção dos convidados, pois combina o clima de confraternização com os queijos e frutas secas dos aperitivos. Escolha entre os rótulos produzidos na Serra ou na Campanha Gaúcha, eles são excelentes e estão entre os melhores do mundo.
  2. Para servir durante a refeição, escolha um vinho branco levemente mais estruturado como o Chardonnay chileno, argentino ou brasileiro – os amadurecidos em barricas de madeira caem muito bem com as carnes de peru e porco. Se preferir os brancos mais frescos e frutados, busque o Torrontes ou o Pinot Grigio Entre os vinhos tintos, aposte nos mais leves e aromáticos que combinam com pratos diversos e vão bem no calor do verão e encontros prolongados. Aposte no Pinot Noir da França ou do Chile e no Cabernet Franc da Serra Gaúcha.
  3. Para um gran finale, não esqueça da harmonização com as sobremesas. O espumante moscatel nacional, vinho do Porto (perfeito com chocolate), Moscatel de Setúbal de Portugal e os vinhos licorosos estão entre as escolhas perfeitas para fechar seu menu em grande estilo.

7 harmonizações com os pratos mais consumidos nas festas natalinas:

  1. Peru – prato tradicional da festa de Natal brasileira, tem uma carne de sabor delicado e, portanto, pede um vinho jovem e de corpo médio. Aposte no Pinot Noir e no Cabernet Franc entre os tintos e em branco levemente mais estruturados como o Chardonnay que podem até ter passagem por madeira como os chilenos, argentino e brasileiros.

  1. Porco – de sabor marcante, a carne suína é outra presença certa na ceia natalina. Versátil na preparação e na harmonização combina bem com vinhos tintos, branco e rosés procurando sempre casar os sabores do vinho com os predominantes na preparação.

  1. Bacalhau – muito versátil e adorado pelos brasileiros, o bacalhau pode ser preparado de diversas formas, mas o que não pode faltar na preparação é azeite, muito azeite. Para harmonizar com a gordura, a dica fica em vinho branco com boa acidez como Sauvignon Blanc ou Torrontés (os de Salta na Argentina são os melhores). Entre os tintos, que vão ainda melhor nas preparações com pimentões, os vinhos portugueses de corpo médio são ideais. O Pinot Noir argentino ou francês é também uma grande escolha.

  1. Camarão – outra presença certa na ceia, seja nos aperitivos, nas saladas ou pratos, o camarão é também muito versátil na combinação com o vinho e vai perfeitamente com espumantes e vinhos secos, sejam brancos ou rosés.

  1. Salmão – cada dia mais apreciado e consumido, o salmão é também muito apreciado. Com molho de frutas como manga ou maracujá (por que não com ambos?) pede um vinho branco jovem e fresco como o Torrontes de Salta (Argentina) ou o Pinot Grigio italiano. O salmão defumado fica ainda mais saboroso com o Sauvignon Blanc ou com Rosé.

  1. Panetone – das iguarias doces é a mais consumida no Natal. O de chocolate harmonize com vinho do Porto de sua preferência e os de frutas podem ser consumidos com vinhos de sobremesa licorosos como um bom Sautern francês.

  1. Sobremesas cremosas – as mousses e o tradicional pudim de leite sempre estão presentes na mesa dos brasileiros e ganham ainda mais sabor servidos com vinhos e espumantes de uvas do tipo moscatel. Aposte nos espumantes brasileiros e italianos produzidos pelo método Asti, no Moscatel de Alexandria argentino e nos vinhos de sobremesas como Moscatel de Setúbal de Portugal e os vinhos licorosos como Sautern francês e Late Harvest (colheita tardia) do Brasil ou do Chile.

Start typing and press Enter to search