Mendoza

 In Uncategorized

Mendoza, no coração da indústria vinícola argentina é a maior e mais importante região produtora de vinhos do país. A região é importante destino turístico de enoturismo e turismo de aventura e ainda é famosa pela produção do melhor Malbec do mundo.

Localizada no centro oeste do território, no sopé da Cordilheira dos Andes, Mendoza concentra 75% da produção total dos vinhos argentinos e o maior número de vinícolas, sendo também um dos principais centros a nível mundial.

Seu terroir apresenta características peculiares de solo e clima, que criam condições especiais para a produção de uvas e vinhos de alta qualidade. A Cordilheira dos Andes é um dos fatores importantes, pois além de proporcionar irrigação pelo degelo, também serve de barreira natural contra a ventilação marítima que vem do Pacífico. Os Andes têm sua maior altitude na região sendo o Monte Aconcágua o pico mais alto da América do Sul, com quase sete mil metros de altura.

Mendoza é também o principal produtor da uva Malbec na Argentina. A região ainda é referência no cultivo de Bonarda, Cabernet Sauvignon, Syrah e Tempranillo entre suas variedades predominantes. Lá estão concentrados pequenos produtores e gigantes vitivinícolas que somam mais de mil bodegas que utilizam tecnologias avançadas no cultivo, fermentação e comercialização do vinho. Muitos dos maiores e mais respeitados produtores e enólogos da Argentina.

O território de Mendoza é divido em cinco grandes sub-regiões com diversas características particulares:

  1. Valle de Uco, integrado pelos departamentos de Tunuyán, Tupungato e San Carlos;
  2. Primeira Zona, que inclui os departamentos de Luján de Cuyo (primeira região demarcada do país) e Maipú;
  3. Oásis norte (Lavalle e Las Heras);
  4. Este (San Martín, Rivadavia, Junín, Santa Rosa e La Paz)
  5. Sur (San Rafael, Malargüe e General Alvear).

Mendoza Wine Country, detailed sub-regional comparison by Wine Folly

 

 

Start typing and press Enter to search