Diferença entre vinho orgânico, biodinâmico e natural

 In Uncategorized

A sustentabilidade é tema dos tempos atuais. A escolha dos consumidores por produtos naturais, orgânicos e biodinâmicos é crescente no mundo e no Brasil não é diferente.

No universo dos vinhos também cresce a oferta para atender consumidores conscientes com vinhos de qualidade produzidos sem agrotóxicos, com maior cuidado com o meio ambiente e menor impacto ambiental. Para os consumidores a possibilidade de produtos sem conservantes representa uma nova realidade repleta de sabor.

Mas afinal o que são vinhos orgânicos, biodinâmicos e naturais? E como impactam na sustentabilidade?

Vinho Orgânico

O vinho orgânico é aquele produzido a partir de uvas de vinhedos cultivados sem qualquer tipo de agrotóxico. No cultivo orgânico os fertilizantes químicos são substituídos por adubo natural.

A produção de vinhos orgânicos começou na Califórnia nos Estados Unidos e somente após 30 anos, os europeus passaram a produzi-los. Atualmente a América do Sul também está inserida no contexto da produção vinícola orgânica com destaque para Chile, Argentina e Brasil.

Vinho Biodinâmico

A proposta biodinâmica vai muito além do cultivo orgânico e está vinculada a uma filosofia em que a biodiversidade ao redor da vinícola é completamente respeitada e valorizada. Na produção biodinâmica, toda cadeia produtiva está envolvida com a natureza. O cuidado da terra é realizado com um modelo natural de agricultura onde até chás naturais auxiliam na mineralização do solo, animais são criados soltos entre as videiras para combater bichinhos predatórios e plantinhas daninhas, plantação de rosas entre as videiras controla a proliferação de pragas pois os flores são atacadas antes das videiras.

Na produção biodinâmica, o plantio, a poda e a colheita são realizadas de acordo com a influência lunar. Até o engarrafamento do vinho é feito de acordo com os ciclos lunares. O resultado pode ser notado nos vinhos mais intensos, saudáveis e saborosos do mundo.

Vinho Natural

O vinho natural é aquele que pode tanto ser produzido a partir do cultivo orgânico ou biodinâmico.

A proposta da produção natural é ressaltar as características naturais da uva sem o uso de leveduras ou aromatizantes artificiais. Não contém compostos químicos, o que aumenta significativamente a chance de o consumidor não sofrer com dores de cabeça no dia seguinte.

Os vinhos naturais não passam por nenhum tipo de filtragem, são decantados somente e podem ser mais escuros e espessos e ainda apresentar resíduos naturais que agregam características únicas ao produto.

O consumo dos vinhos naturais deve ser mais rápido que os vinhos tradicionais, pois a falta de conservantes pode reduzir o tempo de vida. Para acentuar o sabor, devem ser consumidos depois de decantados.

 

 

 

Start typing and press Enter to search